MAnutenção e assistencia técnica especializada em equipamentos oftalmológicos desde 1989

Aferição Lensômetro

Focar a Ocular e "Zerar" o Aparelho

Antes de medir qualquer lente, o primeiro passo é calibrar o lensômetro para o seu olho.

  1. Foque a Ocular: Olhe pela ocular (sem nenhuma lente no aparelho) e gire o anel de foco da ocular até que o retículo (a mira e os círculos de prisma) fiquem perfeitamente nítidos e pretos.

  2. Zere o Tambor de Dioptria: Gire o tambor principal (o de dioptria) até que a mira (geralmente os círculos verdes ou pretos) fique focada novamente.

  3. Verificação Final: Neste ponto, a mira deve estar focada e perfeitamente nítida. O tambor de dioptria deve marcar exatamente "0" (Zero). O anel de medição de prisma também deve estar em "0".

Se o tambor de dioptria não marca "0" quando a mira está focada (e o anel de prisma está em zero), o aparelho está descalibrado e precisa de um técnico. Se marcar "0", seu aparelho está pronto para a aferição com lentes de teste.

Verificação com Lentes Aferidas

Depois de focar e zerar o aparelho (Passo 1), o próximo passo é verificar a precisão do Lensômetro usando lentes de dioptria conhecida.

Minha Recomendação (O que eu uso): Para este teste, use lentes aferidas. Eu costumo usar as lentes de cristal (vidro) de uma caixa de prova confiável, pois elas têm alta precisão.

O Procedimento de Teste: Verifique uma variedade de dioptrias para garantir que o aparelho está preciso em toda a sua escala. As lentes que costumo usar para uma verificação completa são:

  • Lentes Esféricas: +1.00, -1.00, +10.00, -10.00, +20.00 e -20.00

  • Lentes Cilíndricas: -1.00 e -5.00 (Verifique tanto a dioptria quanto o eixo)

Conclusão e Diagnóstico: Ao medir cada lente, compare o valor lido no lensômetro com o valor conhecido da lente de prova.

Se o equipamento apresentar um erro de 10% ou mais em qualquer uma dessas medições, eu aconselho a procurar um técnico especializado para uma revisão e calibração completa.